Conheça toda história por trás do Mousse de Limão

Antes de conhecer a história do Mousse de limão especificamente, vamos entender o significado da palavra mousse. Ela vem do francês “la mouse“, que significa “espuma” ou ainda “espumante”. Então como próprio nome já diz, é uma sobremesa que tem um creme leve. A mousse tradicional pode ser preparada com ovos e nata (mas aqui no Brasil costumamos usar bastante creme de leite e/ou leite condensado, para das textura e um sabor bem adocicado).

Mousse de limão

E claro, o que não pode faltar em uma mousse é o sabor principal, que normalmente utilizamos frutas ou chocolate para completar essa verdadeira tentação. Dizem que a primeira mousse surgiu no século XX, um artista francês chamado Henri De Touluose-Lautrec teria feito essa deliciosa mistura ao preparar uma tradicional maionese, porém, ele queria que ela fosse doce, então acrescentou chocolate e a chamou de “Maionese de Chocolate“.

Mas como toda história muito antiga, esta também conta com outras versões, como a de que o Mousse nasceu na Roma antiga, de uma mistura de mel com vinho que eles chamavam de “muslum”, que posteriormente com as adaptações de línguas virou “mulsa” e que logo depois virou “mousse”, quando feito na Inglaterra. Mas sinceramente, acredito que a primeira opção faça muito mais sentido.

Então você me pergunta, tá, mas e o limão? O limão é uma das frutas mais populares do Brasil, e como nosso país é tropical e adora uma receita refrescante, o chocolate foi rapidamente substituído pelo limão (e também maracujá) como opção ao nosso clima e paladar, e vejam só, se tornou um enorme sucesso!

Hoje o mousse de limão tem várias versões, só aqui no site temos dezenas, basta você escolher qual lhe agrada mais e bora pra cozinha! 😀

Menu

 Ana Maria Brogui