Pinhão: Como preparar, benefícios e dicas para consumir

O pinhão é a semente da Araucária, ele é nativo da região sul do Brasil (e também aparece em algumas áreas na região sudeste). Ele é a parte comestível da pinha, e apesar de ser muito admirado e consumido, tanto pelo seu delicioso sabor, quanto pelos seus benefícios, poucas pessoas sabem como é o pinhão quando ele ainda está dentro da pinha, por isso vou colocar uma imagem abaixo para todo mundo entender o processo do surgimento dessa maravilhosa semente:

Semente de Pinhão da Araucária

Viram só? De dentro da pinha sai um monte de pinhão, que no sul custa em média R$3 o Kg, mas na região sudeste o valor pode triplicar ou quadruplicar, dependendo do estabelecimento e região. A época de maior consumo e oferta do pinhão é de Março a Agosto. A semente que era muito consumida pelos indígenas caiu no gosto popular, e não é só o sabor delicioso dela que chama atenção não, o pinhão possui nutrientes importantes para o organismo como proteínas, amigo, fibras e minerais como ferro, magnésio, cálcio, potássio e vitamina C. E você me pergunta, e gordura? Ele é tão maravilhoso que tem baixo teor de gordura e sódio, além de ter uma quantidade considerável de ômega 6 e 9.

Conheça alguns benefícios do pinhão: Protege o sistema cardiovascular, faz bem para o cérebro, nos fornece a sensação de saciedade, faz bem para os olhos, regula o nosso intestino, por ter ferro ele também é indicado para anemia e pode aumentar a nossa imunidade.

Vamos aprender formas de consumir o pinhão?

Existem diversos preparos que podem levar o pinhão, desde farofa de pinhão, até sopa de pinhão e, é claro, ele cozido. Você ainda pode fazer ele sapecado na brasa ou pode fazer pinhão na air fryer, as possibilidades são muitas, então vou deixar aqui uma receita bem fácil de pinhão na panela de pressão, porque a partir dessa receita, você poderá fazer muitas outras!

Pinhão na panela de pressão e dicas para consumir:

Lave muito bem 1kg de pinhão, e aqui vai a dica mais importante, corte as pontas antes de preparar, dessa forma será mais fácil de descasca-lo quando estiver pronto. Depois coloque os pinhões em uma panela de pressão, coloque água até completar 2 dedos acima do pinhão, 2 colheres de sopa de sal (fique tranquila, ele não ficará salgado), e deixe cozinhar por 40 a 45 minutos em fogo médio (comece a contar o tempo somente depois que a panela pegar pressão). Depois basta esperar esfriar um pouco, abrir e comer. Para facilitar a abertura, você pode apertar ele com um alicate!

Viram só? Agora todos poderão comer esta maravilha e, o melhor, se aproveitar de todos os seus benefícios!

Menu

 Ana Maria Brogui