Por que dizem que devemos comer maçã todos os dias?

Existe um provérbio que diz: “An apple a day keeps the doctor away“, ou traduzido para o português, “Uma maçã ao dia mantém o médico longe“. Esse ditado faz referência ao fato da maçã possuir diversos nutrientes que estimulam nosso corpo e previnem muitas doenças, fazendo com que não tenhamos que ir ao médico com frequência.

E não é exagero, já que tanto a polpa da maça quanto a sua casca possuem quantidades significativas de vitamina C, sais minerais como: fósforo, cálcio e potássio, além de fibras. Isso sem falar na quercetina, um poderoso antioxidante.

Dentre os muitos benefícios da maçã, podemos destacar:

Alívio estomacal: Devido a quantidade de fibras que possui, a maçã cria uma proteção na mucosa gástrica, e graças a presença de cálcio, magnésio e potássio, a maçã ainda alivia os sintomas do refluxo ácido. Uma dica é consumir uma maça antes de dormir, para criar um ambiente alcalino no estômago.

Retardar o envelhecimento: Consumir maçã pode ajudar muito a prevenir o envelhecimento precoce, isso porque a fruta é rica em flavonoides, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória em nosso corpo, evitando a formação de radicais livres que provocam o envelhecimento.

Reduz o colesterol ruim: Isso acontece graças a pectina, existem diversos estudos que comprovam a redução do colesterol ruim graças ao consumo dessa fibra natural, tão presente na maçã.

Fortalece o sistema imunológico: A maçã é tão poderosa que é capaz de ajudar na proteção do organismo contra doenças como gripes e resfriados, isso porque ela é rica em vitamina C, vitamina essencial para melhorar a resistência do nosso organismo.

Previne o Câncer: Sim, olha o quão poderosa é essa fruta. Em um estudo feito por cientistas da Universidade de Perúgia, na Itália, foi comprovado que as pessoas que consumiam maçã regularmente tinham menos riscos de desenvolver diversos tipos de câncer, entre eles: câncer de pulmão, intestino, boca, mama e sistema digestivo.

Viram só? E estes são apenas alguns benefícios da maçã em nosso organismo, ela ainda é capaz de combater a asma, ajudar a afastar a prisão de ventre, diminuir o risco de diabetes, melhorar a função cerebral, diminuir riscos de doenças do coração, prevenir cáries e muito mais.

Depois de tudo isso, só podemos concordar que é uma ótima opção para saúde o consumo regular dessa fruta. E vale lembrar, assim como todas as frutas e legumes que consumimos, não esqueça de lava-la muito bem antes de consumi-la.

Menu

 Ana Maria Brogui