6 dicas para usar e conservar pasta americana de um jeito fácil

Pasta Americana é uma das melhores armas que uma confeiteira tem para deixar o bolo muito bonito, você consegue esconder todas as imperfeições da massa do bolo e destacar as partes mais bonitas, quer coisa melhor que isso? Mas nem tudo são flores, alguns cuidados são bem importantes para você ter uma pasta americana bonita, de qualidade e duradoura, confira abaixo algumas dicas:

Pasta Americana

1- Temperatura: A Pasta americana é extremamente sensível a temperatura, e a mesma pasta americana que funciona nos Estados Unidos, não necessariamente, será a mesma que funcionará no Brasil, por isso fique bastante atenta a umidade do ambiente, e sempre que possível faça a sua própria massa, pois algumas importadas e de outras regiões do Brasil podem não ter a quantidade de glicerina adequada para a umidade do seu local de trabalho.

2- Cores: Sempre me questionam sobre as cores, se vale a pena comprar a pasta americana já tingida ou se vale a pena tingir, acredito que todas as cores sejam possíveis de chegar, mas tem duas que são bem difíceis de chegar na perfeição: Vermelho e Preto. Caso vá usar algumas dessas cores, recomendamos que compre já tingida.

3- Local de trabalho: É muito importante trabalhar em um local adequado para manuseio de pasta americana, o ideal é trabalhar em cima de uma pedra de mármore, mas caso não seja possível, uma mesa de plástico bem grosso já ajuda. Também é importante usar um rolo somente para a pasta, para que ele não contamina a pasta americana com outros ingredientes da receita. E é claro, uma quantidade de amido para polvilhar na bancada é sempre muito bem vindo, já que ele evitará que a massa grude.

4- Paciência: Para um bolo com pasta americana ficar perfeito é necessário que a massa esteja bem lisinha, por isso, tente sempre usar rolos próprios para massa americana e lembre-se de tentar tirar todas as imperfeições enquanto ela ainda está na bancada, antes de ir para o bolo, você certamente achará mais fácil se fizer dessa forma.

5- Armazenamento: Caso sobre algum resto de pasta americana e você queira guardar, coloque os resto em saquinhos do tipo zip lock para que não tenha contato nenhum com o ar (e lembre-se de retirar todo ar de dentro do saco antes de fechá-lo), o ideial é que você anote em um adesivo a data que está guardando e cole no saquinho, se você fizer tudo certo e guardar em um local seco, fresco e longe do sol, a sua pasta americana poderá durar por um período de 3 a 4 semanas tranquilamente!

6- Congelamento: Não devemos colocar pasta americana nem no congelador e nem mesmo na geladeira, pois ela irá suar. Então, nada de congelamento para a pasta americana! (e é sempre bom lembrar, nunca deixa-la próximo da água, ela não pode ser molhada, a não ser para trabalhos específicos, como colar uma na outra.)

Menu

 Ana Maria Brogui