Mais fotos

 Ver todas as fotos (1)
Compartilhe fotos desta receita
 Envie suas fotos

nenhuma avaliação

Ver comentários

Enviada por:

Tempo de preparo:

00:25 min

Rendimento:

1 porções
Conversão de medidas

INGREDIENTES  

1,5 litro de leite integral tipo A
2 colheres (sopa) de caldo de limão peneirado

MODO DE PREPARO  

    Coloque o leite numa panela e leve ao fogo alto. Assim que ferver e levantar espuma desligue o fogo. Junte o caldo de limão e misture bem.
    1. Deixe o ácido do limão agir por cerca de 5 minutos, até talhar - o leite deve ficar empelotado, com uma parte sólida branca bem visível, imersa num líquido levemente amarelado. Se demorar muito, ligue o fogo e deixe levantar fervura novamente. Desligue, mexa e espere mais alguns minutos até talhar.
    2. Enquanto isso, forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo (ou pano de prato) e coloque sobre uma tigela funda.
    3.  Despeje delicadamente o leite talhado sobre a peneira. Junte as pontas do pano de prato e levante para formar uma trouxinha. Com cuidado para não se queimar, torça o pano e aperte contra a peneira para escorrer o soro - você pode reservar esse soro para outras receitas.
    4. Transfira a trouxinha (com o queijo) para dentro de um refratário individual (tipo ramequin). Abra o pano e, com as costas de uma colher, nivele o queijo para ficar enformado. Volte a fechar o pano sobre o queijo e, sobre ele, apoie uma lata cilindrica - pode ser de tomate pelado ou leite condensado, por exemplo - para prensar. A ideia é que o queijo solte um pouco mais de líquido e fique perfeitamente modelado.
    5. Após 20 minutos, retire a lata e abra o pano. Coloque um prato sobre o refratário e vire de uma só vez para desenformar. Sirva a seguir ou conserve na geladeira por até 3 dias, coberto com filme para não ressecar.
    OBS :
    6.  Se preferir, você pode utilizar o leite longa vida. A receita também dá certo, a diferença é que o leite demora um pouco mais para talhar e o queijo será um pouco menor.
  1. Fim

    Quando ficar pronto, que tal tirar foto e compartilhar o resultado?
    Enviar Fotos

Anotações

   saiba mais

Para usar este recurso você precisa estar logado com sua conta do Ana Maria Brogui.

Para logar, Clique aqui ou Clique aqui e faça seu cadastro grátis!

COMENTÁRIOS

© Copyright 2009-2016 Ana Maria Brogui, todos os direitos reservados. Proibida a reprodução sem autorização.